Compreenda as alavancas de valor de uma empresa veterinária para um potencial comprador estrangeiro

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O setor de Serviços Veterinários está em alta no mundo dos negócios. Isso está acontecendo em muitos Países, inclusive no Brasil.


Você pode estar pensando ao iniciar a leitura desse artigo: “Mas por que um investidor se importaria com meu Hospital Veterinário ou minha Clínica Veterinária?”. Você pode ficar em dúvida, mas faz sentido você pensar sobre esse assunto.


Mesmo que nesse exato momento esse assunto não seja do seu interesse, vale a pena aprofundar o conhecimento nesse tema pois pode ser uma das maneiras de financiar uma grande expansão da sua empresa. Mesmo que para isso você venha a dividir o comando da sua empresa com uma pessoa de fora, um estrangeiro por exemplo.


Na grande maioria dos casos, Hospitais Veterinários e Clínicas Veterinárias, quando são bem gerenciados, conferem estabilidade, crescimento de longo prazo e pode ser considerado um serviço de grande importância para muitas pessoas. E essa "grande importância que as pessoas dão para seus Pets de Estimação" está aumentando cada vez mais. Por isso que muitos Hospitais e Clínicas Veterinárias permanecem resistentes à períodos de recessão.


Neste artigo, vamos apresentar as "Alavancas de Valor" que determinam se um negócio veterinário vale muito ou não. Essa metodologia recebe o nome de Business Valuation. E, com isso, vamos fornecer direcionamentos para destacar como sua negociação pode ser bem conduzida.


E existem boas razões para você, em algum momento, "cogitar" na possibilidade de negociar seu Hospital Veterinário ou Clínica Veterinária com um potencial comprador/investidor estrangeiro. Vamos tratar desse assunto (das vantagens) em um outro Artigo.



Como um potencial Comprador/Investidor define o Valor do meu Hospital? Com base em quais critérios avaliam minha empresa? Se eu souber desses critérios, como eu posso me antecipar e negociar, da melhor forma possível, a meu favor?


Vamos lá. São 8 os aspectos que definem e que estão embasados o Estudo de "Business Valuation", ou seja, a metodologia utilizada por Compradores/Investidores de "fora do seu negócio". Também utilizada por estrangeiros.



Como é calculado uma Avaliação de Negócio?


De forma simplificada, explicamos que um “Business Valuation” é o valor que um comprador/investidor estaria disposto a pagar pelo seu hospital.


Primeiramente, um potencial comprador/investidor analisa o seu hospital em uma fase chamada de "Quiet Period" associada a uma fase de "Due-Diligence" - que em suma, é a fase onde ele olha tudo e não te fala nada, simples assim e, em seguida, após inúmeros levantamentos de informações "quantitativas" e "qualitativas" determina o "DRE Econômico" (e DRE não é Fluxo de Caixa, ok?) para encontrar o "EBITDA*" ou "LAJIDA**". Depois disso define um conjunto de "múltiplos do EBITDA" de sua empresa, com base nos fatores que veremos neste guia.

Figura 1 | Como é calculado o Business Valuation de um Hospital Veterinário ou de uma Clínica Veterinária

Critério 1:

Quanto maior, melhor. O Tamanho Importa.


Quando se trata de Faturamento/Receita em um estudo de Business Valuation, o tamanho do Hospital importa. Quanto maior, melhor para o Comprador.


Um Hospital/Clínica maior é visto como menos "arriscado" porque geralmente têm mais médicos-veterinários no Corpo Clínico. E, desse modo, cada profissional é menos "crítico" para o negócio. Isso significa que se um Veterinário decidir sair, há muito menos risco para o negócio como um todo, porque haverá outros Veterinários para compensar sua saída, o que não é o caso em Clínicas menores com 1 ou 2 consultórios médicos, onde cada médico é considerado crítico para a existência da Clínica.

Figura 2 | O tamanho importa, pois para cada faixa de Faturamento atribui-se Múltiplos referenciais diferentes


Critério 2:

Taxas de crescimento importam


Um Comprador/Investidor sempre olhará para as taxas de crescimento da receita de seu Hospital Veterinário como parte determinante do "múltiplo de EBITDA".


De modo geral, o crescimento mais rápido da receita leva a um crescimento mais rápido do lucro, o que acelera o retorno do investimento do comprador.

Figura 3 | Olhando-se o passado, em relação às Taxas de Crescimento projeta-se o "provável" futuro e por isso Hospitais que possuem taxas de crescimento maiores são favorecidos com Múltiplos mais atrativos


Critério 3:

Quem traz o Faturamento é que importa


Ao realizar um Estudo de Business Valuation, os compradores- investidores olharão para um risco de concentração da origem das Receitas (Vendas) associados ao proprietário do Hospital. Quanto menor for a receita produzida pelo proprietário, menor será a dependência nele e, portanto, mais valioso será para o Comprador-Investidor porque, quando isso acontece, o proprietário/vendedor se torna menos crítico para o sucesso geral do negócio. Ou seja, a empresa pode ser bem sucedida sem o dono. E isso é o que importa para o Comprador/Investidor.

Figura 4 | Receitas produzidas pelos funcionários VS receitas produzidas pelo proprietário do Hospital.


Critério 4:

Custos Imobiliários não podem ser relevantes


Os custos imobiliários são custos fixos e muito difíceis de reduzi-los. Quanto mais altos forem os custos imobiliários, proporcionalmente em relação ao EBITDA, menor será o múltiplo a ser utilizado.

Figura 5 | Percentual dos Custos de Aluguel em relação ao Demonstrativo de Resultado


Critério 5:

Localização e Posição Geográfica do Hospital


As Cidades do Interior (ou áreas rurais) tendem a ser localizações de crescimento populacional mais lento e isso pondera para a utilização de "múltiplos do EBITDA" mais baixos. Desse modo, por outro lado, as áreas urbanas com crescimento populacional maior e com grande densidade demográfica, também - tendem a ser mais desejáveis para os compradores/investidores e, portanto, são pontuados com "múltiplos do EBITDA" maiores.


Sobre a questão da renda média das pessoas também entra em análise quando se considera a questão geográfica. As áreas de renda mais alta geralmente recebem pontuações melhores em seus múltiplos. Além disso, áreas de maior renda tendem a ser menos impactadas por recessões, por isso esse interpretação por parte do comprador/investidor.

Figura 6 | Qual a localização do estabelecimento?


Critério 6:

Mix de Produtos e Serviços comercializados


Quanto maior o Mix de "Serviços", maior será o "múltiplo do EBITDA" a ser adotado. Quanto mais um Hospital depender da venda de produtos, proporcionalmente ao total das receitas - maior será o risco de que essas receitas sejam perdidas para o e-Commerce ou para grandes varejistas (veja o nosso artigo: Point Of View: O e-Commerce vai atrapalhar Clínicas Veterinárias e Hospitais Veterinários no futuro?). Já a receita de serviços é mais difícil do Hospital Veterinário perdê-la.


Figura 7 | Mix de Venda de Produtos e Serviços


Critério 7:

Margens de Lucro


Melhores margens de lucro geralmente significam que a Empresa é bem administrada, o que sempre é uma consideração relevante nos cálculos de "múltiplos do EBITDA". Quando existem Margens Altas pode haver menos espaço para melhorias, mas quando uma empresa possui Margens Altas ela obtém avaliações / múltiplos mais altos porque um comprador/investidor que desconhece a realidade do negócio que está sendo comprado não terá muito o que se preocupar em "ajustar".

Figura 8 | Margens de Lucro

Critério 8:

Retenção da Equipe / Turnover


O baixo turnover, ou seja, a estabilidade da equipe é um indicativo de que um determinado Hospital é bem administrado e que possui uma boa cultura, portanto, poderá receber "múltiplos do EBITDA" melhores.

Figura 9 | Retenção de Talentos

Conclusão Final


O Estudo de "Business Valuation" é racional e estruturado. Os componentes do Estudo são 2: (a) DRE Econômico, que resulta no EBITDA e (b) Os Múltiplos a serem utilizados.


Com relação ao tópico "(a)" ele é embasado no passado, em fatos e dados.


Sobre o tópico "(b)" em vários dos critérios citados nesse artigo são tópicos "qualitativos/classificáveis/pontuáveis" e que, quando você, "Vendedor da sua própria Empresa", estiver bem preparado para uma negociação estruturada com o Comprador/Investidor, onde você consiga defender cada um dos critérios que embasam os "Múltiplos do EBITDA", a seu favor, poderá, com isso, MAXIMIZAR o valor da sua empresa. E esse é o objetivo desse artigo.



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A direçãoVet Consultoria pode auxiliar o Empresário Veterinário a planejar uma venda futura da sua empresa (dentro da nossa metodologia "Gestão Baseada em Maximizar o Valor de Venda") ou mesmo, a auxiliar na negociação da venda do seu Hospital ajudando-o a validar o "DRE Econômico" e a embasar a defesa dos "Múltiplos do EBITDA" e, com isso, a maximizar o valor de venda do seu Hospital.


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Notas:

  • EBITDA* = Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (em Inglês)

  • LAJIDA** = Lucro Antes de Impostos, Juros, Depreciação e Amortização


Fontes:

  • Dark Side of Valuation, The: Valuing Young, Distressed, and Complex Businesses, Aswath Damodaran

  • VCA Hospitals 2016 e 2017, Shareholder Annual Report

  • Avaliação de Empresas, Tom Copeland, 3ª edição



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