top of page

Point Of View: O e-Commerce vai atrapalhar Clínicas Veterinárias e Hospitais Veterinários no futuro?

Faça download do arquivo e leia off-line:

direcaoVet - O e-Commerce vai atrapalhar
.
Download • 538KB

Respondendo a pergunta desse artigo:

O e-Commerce vai atrapalhar Clínicas Veterinárias e Hospitais Veterinários no futuro?


Resposta: Eu não sei.

Mas, diante do crescimento da atuação das grandes redes no e-Commerce (Petz, Cobasi e PetLove) - é bem provável que vão atrapalhar sim. E, diante da análise do crescimento do volume de tráfego em seus Websites, que apresentamos aqui, tudo indica que não estão fazendo tal crescimento à toa.


Vejam os dados quantitativos à seguir.

 

Figura 1 | Petz, à partir de Out/19, dispara na Liderança do volume do tráfego. Em Agosto/20 atinge o trafego mensal (visitas) em 9.235.138


Conclusão 1


O tráfego Web do e-Commerce dos grandes varejistas está muito maior. E a cada dia maior mesmo. E estão vendendo a cada dia mais, portanto, comprando de fornecedores cada vez mais. Isso faz, por consequência, com que também aumentem o poder de barganha com os fabricantes. Resultado: Compram mais barato e obtém Margens (Lucro sobre Produto) cada vez melhores. Além disso, no caso desses varejistas (Petz e Cobasi), o objetivo primário do e-Commerce não é somente Vendas On-Line. Não parece que é esse o objetivo principal deles. O objetivo principal (tudo indica que é isso) é fazer com que os clientes frequentem as suas Lojas para "retirada das compras", oferecendo descontos melhores quando retiram nas Lojas. Sendo assim, o objetivo do e-Commerce é atrair os clientes para dentro das Lojas.

 

Figura 2 | Principalmente Petz e Cobasi, que possuem Lojas Físicas, o objetivo é atrair os Clientes para a Loja, estimulando assim a venda de outros produtos e "serviços".


Conclusão 2


Considerando que, o objetivo principal é atrair os clientes para dentro das Lojas (Retirada das compras on-line nas lojas físicas), ao mesmo tempo que, aumenta a probabilidade de venda de produtos, aumenta-se também a probabilidade da venda de serviços (Banho e Tosa e Serviços Veterinários). E com relação a venda de Vacinas + Banho e Tosa, serviços que, para muitas Clínicas Veterinárias representa Faturamento de 18% a 30% da Receita Total do Estabelecimento - você acredita que existe uma ameaça real aqui?


Hipótese 1


Petlove perdeu liderança do tráfego na Web e não possui Lojas Físicas. Aumentou o volume do investimento em Google/Bing/Yahoo Ads recentemente e mesmo assim ainda não foi suficiente para reverter a perda da liderança no tráfego. Muito dificil retomar a liderança. Desse modo é bem provável que essa empresa seja uma excelente oportunidade de aquisição pelo Petz, pelo Cobasi, Petland, Amazon ou talvez outro Varejista grande, uma vez que perdeu a liderança no seu Core Business/Negócio Principal (o tráfego orgânico na Web). Portanto também perdeu a liderança em venda de produtos Pet no e-Commerce.

 

Figura 3 | O aumento do investimento no "tráfego pago" pelo Petlove somente ocorreu com maior relevância em Ago/20

Outra coisa: Uma recente estratégia do Petlove, em tornar-se MarketPlace de Clínicas (você Vet, monta sua loja no PetLove), atraindo Veterinários interessados e oferendo comissões em contrapartida por vendas. E dai, todo o cadastro de clientes que você insere na sualoja.petlove.com pode ser integrado a um novo e eventual comprador, quando ele for comprado. Doravante, isso pode representar uma ameaça real pois o seu cliente está também no cadastro de clientes do PetLove.


Finalizando


Sendo assim, se realmente o e-Commerce das Grandes Redes de Varejo Pet vai realmente atrapalhar Clínicas Veterinárias e Hospitais Veterinários eu continuo sem saber. Realmente, não consigo afirmar se irão atrapalhar ou não as Clínicas Veterinárias e Hospitais Veterinários. Mas, o fato que é possível concluir, através de analises quantitativas como essas, é que esses Varejistas já possuem plenas condições de atrapalhar em muito. E, no geral, esses Varejistas não costumam perder oportunidades. Não costumam dar ponto sem nó. Isso sim que é possível concluir.

 

Figura 4 | Como é o tráfego desses grandes varejistas. Somente a título de curiosidade


 

Como a direçãoVet Consultoria pode ajudar


Já auxiliamos muitos Hospitais Veterinários e Clinicas Veterinárias do setor. Desde a resolução de desafios para expansão, desafios para aumentar o lucro ou mesmo em situações para melhorar o engajamento da equipe de Veterinários. Nossa atuação Consultiva inclina sempre para uma ampla visão estratégica, como elemento-chave.

Todos os nossos trabalhos buscam, sistematicamente, a visão do todo. Ou seja, enxergar o todo e, posteriormente, atuar lado-a-lado com clientes em soluções específicas e direto ao ponto. Nossos trabalhos de Consultoria e Mentoring podem ocorrer em todo o Brasil. Saiba mais sobre a direçãoVet Consultoria, clicando aqui.



bottom of page