top of page

VET: o que fazer em uma entrevista de emprego?

AVMA | adaptado por direçãoVet Consultoria


Tudo o que você leu ou ouviu sobre a entrevista de emprego pode ser verdade mesmo. Ela pode ser assustadora.

  • Você vai ficar nervosa(o).

  • Você não terá uma resposta na ponta da língua para cada pergunta feita.

  • Você vai pensar nas melhores respostas meia hora depois de sair do local.

Porém, há maneiras de ajudar na sua entrevista de emprego. A preparação é a chave para o sucesso. Aqui estão algumas dicas sobre o que fazer e o que não fazer durante uma entrevista.

  • Conheça-se lendo seu próprio currículo e carta de apresentação para lembrá-la(o) de suas qualidades, habilidades e experiências. Lembre-se que sua paixão por sua profissão te levou à entrevista. Certifique-se de que o entrevistador saiba que você está entusiasmado com o que você faz e será uma grande colaboradora(or) para eles. Quando for responder a alguma pergunta, procure usar exemplos, remetendo a algo escrito no seu currículo. Obviamente, demonstrando-as com humildade.

  • Pesquise a empresa antes da entrevista. Pesquise sobre o histórico educacional dos principais profissionais dessa empresa. Revise minuciosamente o site deles. Vários mecanismos de busca na internet, como o Google, Linkedin, CV Lattes e Redes Sociais, são boas fontes de informação. Procure levantar também os serviços oferecidos por esse estabelecimento veterinário. Escreva uma lista de perguntas que gostaria de fazer durante a entrevista. Sim, faça perguntas também nessa entrevista.

  • Vista-se profissionalmente e ordenadamente. Use um terno, se for o caso, para o ambiente de trabalho. Evite perfumes "marcantes demais" e joias excessivas.

  • Seja pontual para sua entrevista. Chegue cedo, teste a rota antes da entrevista, se possível, pois os programas de mapas online podem muitas vezes ser imprecisos. A partir do momento que você entra no prédio, sorria e seja positivo, confiante e entusiasmado.

  • Desligue o celular durante a entrevista ou, pelo menos, deixe-o no modo silencioso.

  • Pegue o cartão de visita do entrevistador e sempre dirija-se a ela(e) usando o seu nome.

  • Pratique respostas sucintas para perguntas de entrevista, como dizer algo sobre si mesmo, por que você quer trabalhar em uma determinada atividade/especialidade, quais são seus pontos fortes, o que você quer melhorar e onde você quer estar dentro de 3 a 5 anos. Praticar isso previamente, ou seja, antes da entrevista, vai deixá-la(o) menos nervosa(o) com o que você quer dizer para que você possa se concentrar em fazer uma "boa conexão" com o entrevistador. Ouça depois de falar. Você pode ter dito o suficiente ou o entrevistador pode pedir para você adicionar mais detalhes para a sua resposta. Responda perguntas honestamente. Evite comentários negativos sobre seu último empregador ou trabalho.

  • Não deixe de fazer perguntas detalhadas sobre a empresa contratante, os deveres do cargo, as expectativas de desempenho e a cultura da organização. Mostre que fez seu dever de casa. Embora você queira ter certeza de obter informações sobre o salário e benefícios oferecidos para o cargo, essa não deve ser a primeira e única coisa que você pergunta. O ideal é esperar que o entrevistador traga esses temas para discussão. Os empregadores querem contratar candidatos interessados no cargo e na organização, não apenas no contracheque.

  • Faça algumas perguntas ao entrevistador, como o que eles gostam de trabalhar lá, como é o dia típico de trabalho e quais são os planos de longo prazo da empresa. Ouça as respostas e espere até que terminem de falar antes de fazer outra pergunta.

  • Certifique-se de que sua linguagem corporal é relaxada e amigável. Respire profundamente e fale lentamente para ajudar a se acalmar e pensar sobre o que você quer dizer. Faça um bom contato visual durante a entrevista.

  • Ah, e uma última dica, procure responder as perguntas sem divagar muito sobre elas, pois você terá, possivelmente, no máximo 1 hora para "vender o seu peixe".


Quando a entrevista acabar, agradeça ao entrevistador, expresse interesse na posição e explique por que você tem as habilidades para isso. Envie ao entrevistador uma nota de agradecimento ou e-mail pelo tempo que passaram falando com você. Use o nome deles e soletre-o corretamente em qualquer correspondência.

 

CONHEÇA O CURSO HUB,


Ele é um Curso de Gestão, Liderança e de Tomada de Decisões Estratégicas para Médicas(os) Veterinárias(os)



bottom of page