VET: avalie, gerencie e fortaleça a sua resiliência


Vet: a ausência da Resiliência em você pode ser um grande problema. Mas, nesse artigo abaixo, é apresentado uma Solução (ou melhor, uma direção para a Solução).


São eles:

  1. Mantenha registros de boas experiências ou de situações que te trouxeram felicidade. Registre no Papel, faça um vídeo-self e mande no WhatsApp para você mesmo ou faça algum outro registro. Permita que você possa se lembrar desses momentos futuramente.

  2. Faça uma lista, por ordem de importância, das 5 a 8 situações que mais te trazem felicidade. E, óbvio, dê mais foco na sua vida dentro daquilo que traz felicidade para você. Revise essa lista sempre que possível.

  3. Registre situações que derrubam a sua Resiliência, racionalmente, e discuta com pessoas próximas à você. Não necessariamente com pessoas que concordam com você, mas sim, com pessoas que podem trazer "lições aprendidas" para você. Inclusive, se reúna com pessoas que até podem "se opor" à você. O objetivo de fato, com isso, é obter lições aprendidas.

  4. Para Hospitais Veterinários ou Clínicas Veterinárias: Como um dos ingredientes para fortalecer a Gestão de Pessoas, que tal, você utilizar - parte do tempo (alguns minutos me refiro) - daquelas reuniões mensais com a equipe para discutir "as boas experiências do último mês". Permita que a sua equipe relembre as boas situações do último mês. Tire um sorriso de cada um nessas reuniões. Não utilize as reuniões mensais somente para resolver problemas, melhorar protocolos, corrigir atitudes etc. Permita que as reuniões também sejam prazerosas para todos.


Veja o artigo na íntegra, logo abaixo


Como avaliar, gerenciar e fortalecer sua resiliência

Harvard Business Review


Pense em sua última reunião fora do local de trabalho. É provável que você e o restante da equipe tenham despejado ali relatórios e planilhas, fatos e números. Esparramadas sobre a mesa estavam provavelmente as ferramentas de seu negócio: resmas de papel repletas de dados, balancetes e demonstrativos de lucros e perdas. Os gestores entendem que uma análise lúcida é o segredo para construir um negócio resiliente. E, ainda assim, quando se trata de mensurar e fortalecer nossa própria habilidade de adaptação, crescimento e prosperidade, raramente aplicamos a mesma abordagem metódica.


Mas é o que deveríamos fazer. Baseado em minha própria experiência em fundar, construir e expandir empresas, e também em décadas de pesquisas que mostram os componentes estruturais da resiliência pessoal, levantei alguns procedimentos essenciais que você pode adotar para avaliar, gerenciar e fortalecer sua própria resiliência, assim como aumentar a resiliência da empresa:

A percepção que você possui, sobre cada um dos colaboradores é exatamente a mesma que os seus Colaboradores possuem entre si? Você já pensou em aplicar uma avaliação onde "todos avaliam todos", sem saber que te avaliou? A avaliação 360º + Pesquisa de Clima Organizacional tem por finalidade apoiar na Gestão de Pessoas do seu Hospital Veterinário. Saiba mais clicando aqui.

Crie sua moeda de positividade.


Não é possível imprimir a resiliência da mesma maneira que os países imprimem dinheiro. Em vez disso, as pessoas devem usar o que chamo de abordagem da “moeda da positividade”, com base em interações, eventos e lembranças positivas – elementos que sabidamente aumentam a resiliência. Essa moeda só é “impressa” e armazenada como um ativo quando focamos em pontos positivos e expressamos nossa gratidão por eles. Por quê? Porque manter um enfoque positivo e expressar gratidão com frequência são as atitudes de ouro que realmente contribuem com a criação e o suporte para a resiliência.