Para resistir ao Stress não é como você resiste, mas sim como recarrega as suas energias


Acreditamos que quanto mais suportamos, mais resistentes somos e, portanto, mais bem-sucedidos seremos. No entanto, toda essa concepção é cientificamente equivocada.


Pesquisas comprovaram que há uma correlação direta entre falta de descanso e aumento da incidência de problemas de saúde e segurança.


É exatamente a falta de um período de recuperação que está impedindo dramaticamente nossa habilidade de ser resilientes.


O segredo da resiliência é “empenhar-se bastante” e, então, pausar, recuperar-se e, em seguida, voltar a se empenhar. Esta conclusão é baseada na biologia.


Veja o artigo na íntegra, logo abaixo.


Resiliência é como você se recarrega, não o quanto resiste

CBS News USA


Como viajantes frequentes, às vezes fantasiamos sobre o quanto nosso trabalho pode ser produtivo quando um embarcamos em um avião, sem a distração de telefones, amigos etc. Corremos com a preparação básica: fazemos as malas, passamos pelo controle de imigração, fazemos uma ligação de última hora e embarcamos. E então, quando tentamos ter aquela incrível sessão de trabalho em voo, não produzimos nada. Pior ainda, depois de colocarmos nossos e-mails em dia ou lermos os mesmos estudos repetidamente, estamos exaustos demais ao aterrissar para darmos conta dos e-mails que inevitavelmente se acumularam.


Por que voar nos deixa esgotados? Estamos apenas sentados lá sem fazer nada. Por que não conseguimos ser fortes – mais resilientes e determinados em nosso trabalho – para que possamos cumprir todas as metas que estabelecemos para nós mesmos? Com base em nossa pesquisa atual, constatamos que o problema não está em nossa agenda frenética ou na viagem de avião em si. O problema vem de um mal-entendido sobre o que significa ser resiliente e o consequente impacto do excesso de trabalho.


Costumamos adotar uma abordagem “resistente” e militarista para a resiliência. Imaginamos um fuzileiro naval em combate na lama, um boxeador indo para mais um round ou um jogador de futebol se levantando do gramado para mais uma jogada. Acreditamos que quanto mais suportamos, mais resistentes somos e, portanto, mais bem-sucedidos seremos. No entanto, toda essa concepção é cientificamente equivocada.

A percepção que você possui, sobre cada um dos colaboradores é exatamente a mesma que os seus Colaboradores possuem entre si? Você já pensou em aplicar uma avaliação onde "todos avaliam todos", sem saber que te avaliou? A avaliação 360º + Pesquisa de Clima Organizacional tem por finalidade apoiar na Gestão de Pessoas do seu Hospital Veterinário. Saiba mais clicando aqui.

É exatamente a falta de um período de recuperação que está impedindo dramaticamente nossa habilidade coletiva de ser resiliente e bem-sucedido. Pesquisas comprovaram que há uma correlação direta entre falta de descanso e aumento da incidência de problemas de saúde e segurança. E a falta de descanso – seja pelo sono prejudicado com pensamentos relacionados ao trabalho ou pelo estímulo cognitivo contínuo ao mexermos em nossos telefones – está custando às empresas americanas US$ 62 bilhões por ano (bilhões, e não milhões) em perda de produtividade.