A pesquisa está demonstrando a influência positiva de animais de estimação e terapia animal no desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo de uma criança.
Leitura e Cognição
Descobriu-se que um animal de estimação na sala de aula é um fator motivador para as crianças como um importante estímulo para melhorar o desempenho de leitura e:
Crianças que possuem animais de estimação relataram gostar de ler para ele, aumentando assim sua motivação para a leitura;
Animais são incentivos naturais para que crianças adquiram o hábito da leitura;
Animais de companhia são ótimos ouvintes e ajudam a aliviar o estresse - Cães não são críticos, não riem, nem criticam e permitem que as crianças leiam em seu próprio ritmo - Cães podem reduzir as reações de estresse de crianças quando realizam uma tarefa estressante [1]
Desenvolvimento Emocional e Habilidades Sociais
A presença de um cão em sala de aula estimula o desenvolvimento do comportamento autônomo de uma criança;
Estudos descobriram que animais de estimação em sala de aula levam a uma maior integração social, ou seja, menos crianças agressivas [2]
Animais de estimação em sala de aula também melhoram as atitudes dos alunos em relação à escola, facilitando as lições de casa dos alunos em critérios como responsabilidade, respeito e empatia [3]
Os cães não são o único tipo de animal de estimação eficaz em sala de aula.
Porquinhos-da-índia também foram considerados uma adição positiva e viável à sala de aula primária para melhorar o funcionamento social. [4]
ESTUDO FINANCIADO PELA HABRI - Human Animal Bond Research Institute
Animais de estimação na sala de aula: efeitos sociais, comportamentais e acadêmicos
A HABRI, em parceria com a Pet Care Trust, anunciou recentemente que concedeu uma doação de USD 130.000 à American Humane para um estudo chamado Pets in the Classroom (PIC), para responder questões como: Quais são os efeitos sociais, comportamentais e acadêmicos de Pets em sala de aula com as crianças? Clique aqui para mais informações sobre o estudo.
“Curiosamente, sabemos que incorporar animais de estimação na sala de aula ensina lições de empatia e responsabilidade e ajuda a moldar a vida dos alunos. Este estudo irá avançar ainda mais os dados científicos por trás dos benefícios do programa para ajudar a expandir seu alcance para que mais e mais crianças possam experimentar os benefícios do vínculo entre humanos e animais ”.
- Steve King, diretor executivo do Pet Care Trust e presidente da Pet Industry Distributors Association
Fonte:
HABRI - Human Animal Bond Research Institute - Child Health & Development
https://habri.org/research/child-health-development/
Referências
Wohlfarth, Rainer, et al. “An investigation into the efficacy of therapy dogs on reading performance in 6–7 year old children.” Hum Anim Int Bull 2 (2014): 60-73.
Hergovich, Andreas, et al. “The effects of the presence of a dog in the classroom.” Anthrozoös 15.1 (2002): 37-50.
Anderson, Katherine L., and Myrna R. Olson. “The value of a dog in a classroom of children with severe emotional disorders.” Anthrozoös 19.1 (2006): 35-49.
O’Haire, Marguerite E., et al. “Effects of animal-assisted activities with guinea pigs in the primary school classroom.” Anthrozoös 26.3 (2013): 445-458.
Comments