Inovações em Serviços Médicos - O Caso Club Red (University of Virginia Health System)



“A impressão é que havia um elefante sentado no meu peito”, explicou o paciente. O médico assentiu, mostrando que entendia. Mas não era o único ali que meneava a cabeça. “Pode me incluir nesse time, também”, brincou outro paciente.

A cena se passa no Club Red, um programa criado por um centro médico universitário nos Estados Unidos, o University of Virginia Health System (UVA). Trata-se basicamente de uma consulta médica em grupo — inovação radical na prestação de cuidados cardíacos preventivos. Normalmente, uma consulta com um cardiologista no UVA dura meia hora. No esquema do Club Red, o paciente pode escolher entre a consulta individual e uma consulta em grupo que dura 90 minutos e na qual é atendido pelo médico junto com outras pessoas. São 12 pessoas em atendimento simultâneo.


Membros do Club Red não ficam em uma saleta de espera; vão todos para uma sala de reunião, onde preenchem qualquer papelada necessária e podem conversar entre si enquanto cada um é recebido sozinho pelo médico para um breve exame físico.


Na consulta em grupo, o médico dá aconselhamento caso a caso, receita medicamentos, pede exames e discute avanços, problemas e planos de tratamento futuro para cada paciente. A consulta no Club Red, embora confidencial entre os participantes, não é privada. Na saúde, setor no qual atendimento individualizado e privacidade são coisas sagradas, é uma tremenda mudança.



A consulta em grupo nitidamente aumenta a produtividade: em 90 minutos, um médico pode atender de 10 a 12 pacientes. Os pacientes também parecem gostar: o índice de satisfação é de cerca de 98%. A espera pelo atendimento é menor e, dependendo, a pessoa pode até entrar direto em uma consulta em grupo, sem ter de marcar hora. Ao ouvir o médico orientar outros pacientes e ficar de olho em perguntas e reações dos outros, a pessoa sempre aprende algo. O resultado é que fica mais inteirada de sintomas, mudanças em hábitos, medicamentos de que possa precisar no futuro e como os outros lidam com desafios. Pacientes raramente falam entre si durante consultas em grupo e, normalmente, encontram gente distinta em cada reunião do Club Red. Podem, no entanto, optar por mais interação com outros participantes, pois o “clube” sugere aulas e exercícios em grupo. Por incrível que pareça, membros do Club Red estabelecem um elo mais forte com o médico, em grande medida porque são testemunhas do know-how e da empatia exibidos pelo profissional no trato com vários pacientes. Para a saúde, os benefícios são tangíveis: a perda de peso entre pacientes obesos no Club Red é maior do que entre aqueles atendidos nas tradicionais consultas individuais.


Figura: Sabe aquela comida, que faz bem para o seu coração, mas que para o paladar nem tanto assim? No Club Red você aprende a melhorar o paladar com esse alimento




Figura: Alongamento (Exercícios) nos encontros do Club Red







Figura: Exercícios Físicos em grupo, no Club Red







Saiba mais sobre o Club Red:


Facebook: https://www.facebook.com/uvaclubred

Website: https://blog.uvahealth.com/club-red/



© 2020  |  direçãoVet Consultoria  |  política de privacidade  |  todos os direitos reservados.