A expectativa de vida do brasileiro vem crescendo e o público da terceira idade está cada vez maior. Além do grande número de pessoas nessa faixa etária, também temos como característica marcante sua vitalidade, tempo disponível e disposição para gastar.
Um aspecto muito interessante é o fato de que quando essas pessoas são bem atendidas elas fidelizam com mais facilidade. Você pode encontrar uma boa oportunidade de mercado prestando um atendimento diferenciado para as pessoas da Terceira Idade.
Porém, da mesma maneira como eles podem ser grandes promotores, os idosos podem ser clientes detratores. Então, este artigo contém algumas dicas de como oferecer um atendimento de qualidade para a terceira idade a fim de cativar essas pessoas e fidelizá-los.
Por que o público da terceira idade precisa de atendimento diferenciado?
O perfil dos idosos mudou muito nos últimos anos. Hoje eles são pessoas ativas, que procuram convívio social e investem em si mesmas e em sua qualidade de vida. Muitos continuam até mesmo trabalhando depois da aposentadoria.
Elas possuem um grande desejo de viver e aproveitar aquilo que não puderam quando eram mais jovens, mas agora podem apresentar algumas limitações. Por isso, os estabelecimentos veterinários precisam oferecer um espaço e um atendimento diferenciado para eles.
Também não podemos esquecer que são um público exigente. Sua experiência faz com que estejam atentos a detalhes e conheçam muito bem os seus direitos. Além disso, sempre buscam o melhor custo-benefício, então, o atendimento ao idoso deve ser muito bem-feito para cativá-lo.
Como prestar um bom atendimento para a terceira idade?
Para alcançar a satisfação dos clientes da terceira idade, basta fazer pequenas adequações na abordagem, no tratamento e na estrutura da sua Clínica Veterinária. Veja a seguir como conquistar esse público!
Invista no conforto
Conforto e bem-estar são duas prioridades para pessoas idosas, então, sua empresa deve investir nesse aspecto. Além de trabalhar a loja disponibilizando, por exemplo, assentos ou elevadores, é interessante oferecer consultoria, serviços em domicílio ou entregas personalizadas.
Trabalhe a acessibilidade
Pessoas idosas geralmente apresentam dificuldade de locomoção ou problemas na visão. Sendo assim, é importante trabalhar a acessibilidade, reduzindo obstáculos, como degraus, construindo rampas, sinalizando melhor os ambientes e instalando corrimãos, alças de apoio e pisos antiderrapantes.
Mantenha uma boa legibilidade
Como dito, os problemas de visão são característicos da terceira idade, assim, a legibilidade é essencial para que os idosos tenham mais autonomia durante as compras. Mantenha as informações bem visíveis e fáceis de interpretar e trabalhe um layout que facilite enxergar os produtos, bem como seus preços.
Pratique a empatia
A empatia consiste em se colocar no lugar do outro para entender as necessidades dele. Esse é um aspecto essencial do atendimento ao idoso. Isso porque, quando ele tem um problema, espera que as pessoas entendam de que maneira aquilo o está afetando para, então, sugerir uma solução viável de acordo com a sua realidade.
Tenha paciência
Na terceira idade, é natural que o raciocínio fique um pouco mais lento. Também, às vezes, se manifestam problemas de memória e dificuldades para ouvir. Então, na hora de atender esse público, deve-se ter muita paciência, evitar termos de difícil compreensão, como os muito técnicos, e sempre expor informações de uma maneira clara e objetiva, repetindo quantas vezes for necessário.
Evite a pressa
Exclusividade é fundamental para prestar um bom atendimento à terceira idade. Esse público pode precisar de uma atenção maior, portanto, evite ter pressa e não tente forçar decisões rápidas porque, como dito, essas pessoas costumam ter tempo para analisar tudo aquilo que vão fazer.
Ofereça vantagens para os clientes da terceira idade
Oferecer vantagens exclusivas para idosos é uma forma de diferenciar o atendimento. Esses benefícios são muito atrativos e procurados por esse público, somando pontos positivos para sua Clínica Veterinária.
Não se esqueça de treinar a sua equipe para que ela saiba como prestar um bom atendimento para o público da terceira idade. Lembre-se de que ele está crescendo cada vez mais, portanto, as adequações são fundamentais para que você possa atrair, cativar e fidelizar esses clientes.
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