Como fracassar pode ser uma importante estratégia para o Veterinário Empreendedor


Nesse artigo foi apresentado importantes reflexões sobre o fracasso no trabalho. Aliás, ninguém quer fracassar. No entanto, dentro de uma empresa com muitas iniciativas que precisam ser colocados em prática - pois mudanças no mercado podem estar acontecendo nesse momento e é de fundamental importância a empresa reagir - quando você coloca "penalidades" sobre o fracasso em qualquer iniciativa - o medo disso acontecer acaba por criar um efeito de estagnação. Estagnação pelo medo de fracassar.


Os autores apresentam importantes insights sobre a "Gestão do Fracasso". Algo semelhante ao que acontece no Vale do Silício dentro de empresas de tecnologia, que criam soluções sem antes saber se o mercado vai absorvê-las. Daí, baseado nessas reflexões, os autores apresentam as seguintes sugestões:



#1 | É melhor fracassar reagindo do que a estagnação;

#2 | Faça com que o "tombo" do fracasso não tenha grande magnitude. Ou seja, para entrar em iniciativas desconhecidas (ou em projetos novos) é melhor enxugar ao máximo o investimento/orçamento, reduzir o escopo da implementação da iniciativa (ou o tamanho da aposta), manter o monitoramento da evolução dessa iniciativa em prazos curtos (revise a cada semana ou a cada dia, p.ex) - mas, do lado da equipe (ou pessoa) que vai introduzir a iniciativa faça a colocar total energia para o "fazer acontecer". Com isso, você não vai gastar tudo o que tem, não vai comprar um "canhão" para acertar uma "mosca", mas vai fazer com que os envolvidos se empenhem ao máximo.

#3 | Utilize a sua sabedoria como Líder para não desestimular (ou desmotivar) os envolvidos à medida que o aprendizado com o fracasso forem se tornando mais evidentes. Coloque tais aprendizados em reuniões clínicas, estimule-os a colocar as lições aprendidas à serviço de todos. Faça com isso lições aprendidas valiosas para o seu Hospital Veterinário ou Clínica Veterinária. Com isso, na próxima iniciativa, é bem provável que essa mesma equipe esteja empenhada e engajada para uma nova iniciativa, ou melhor, para um novo projeto.


Com o devido gerenciamento de situações assim sua empresa não ficará estagnada, poderá colocar várias iniciativas em andamento (implementação) e, portanto, aumenta-se as chances de êxito (ou de sucesso). Confira mais detalhes no artigo abaixo.


Cordialmente

Renato Nishimura

direçãoVet Consultoria | renato@direcaoVet.com.br


Como extrair mais valor do fracasso


Increase Your Return on Failure | Julian Birkinshaw* e Martine Haas**

HBR | 09/05/16 - Link para o artigo original


Um dos motivos mais importantes — e mais profundamente enraizados — pelos quais empresas estabelecidas lutam para crescer é o medo do fracasso.


De fato, 31% dos entrevistados em pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group, em 2015, identificou a cultura de aversão ao risco como um dos principais obstáculos à inovação.