O crescimento da telemedicina veterinária é uma tendência perigosa?

PetBusiness | 01/09/2021


Embora as consultas digitais com veterinários adicionem comodidade e ampliem o acesso a importantes serviços de saúde para animais de estimação, eles podem não ser tão eficazes quanto o atendimento presencial.

Este último ano deu um novo significado ao termo "negócio essencial", mas os serviços médicos, para pessoas e animais de estimação, sempre foram considerados como tal.


Embora as pessoas pudessem quebrar suas quarentenas se precisassem de cuidados médicos, muitas pessoas recorreram à telemedicina para sua conveniência geral, inclusive com clínicas veterinárias e empresas de animais de estimação. Chewy anunciou recentemente atualizações para seu serviço de telessaúde, a "Connect with a Vet", que foi criado devido às demandas da pandemia. O novo plano de seguro para animais de estimação do Walmart oferece acesso a consultas de veterinários virtuais. O Banfield Pet Hospital, que trabalha com a PetSmart, viu bate-papos em seu serviço de telessaúde, Vet Chat, dobrar de meados de março até o final de 2020.

Embora a telemedicina seja conveniente e ofereça acesso mais rápido a importantes serviços de saúde pet, ela tem suas limitações. Claro, certas doenças, como vômitos ou diarreia, requerem atenção presencial. Ao contrário dos humanos, os cães não podem se expressar verbalmente. Os sinais podem indicar o desconforto de um animal de estimação, mas os pais de animais de estimação não podem explicar os sintomas de seus animais de estimação da maneira que eles possam descrever os seus próprios. Os animais de estimação também podem ser tímidos com a câmera, e podem não oferecer a melhor vista para os veterinários diagnosticarem corretamente o que está acontecendo.


Além desses desafios, as clínicas veterinárias também experimentaram um aumento do fluxo de pacientes e a maioria das consultas de telessaúde precisavam ser agendada após o horário de trabalho e de acordo com a disponibilidade do veterinário. O que acabou revelando que as consultas de telessaúde não eram realizadas regularmente.


Por enquanto, a telemedicina para animais de estimação ainda está em seus estágios iniciais. Embora não possa ser comparado com os cuidados presenciais, a telemedicina para animais de estimação é claramente um serviço que agrada aos donos de animais de estimação e não mostra sinais de desaceleração.


Fonte: Is the Growth of Veterinary Telemedicine a Dangerous Trend?, PetBusiness Magazine