Vet, não tenha medo do dinheiro!

Atualizado: 31 de Dez de 2018

Eu sei que você não está nessa profissão "pelo dinheiro", mas você não pode ignorar o fato de que precisa de dinheiro para manter as boas práticas da medicina-veterinária em pleno funcionamento. E também, para manter um padrão de vida digno para você.



Nesse final de ano e início de ano, procure fazer um Planejamento para 2019 (quem sabe, se você tiver um bom estímulo fazer para 2, 3 ou mais anos) de forma que, através desse Planejamento, você possa gerenciar melhor suas contas pessoais, sua carreira, seu estabelecimento comercial entre outras coisas que, com dinheiro no caixa (ou no bolso), você poderá concretizar os seus objetivos com muito mais facilidade.


Por que não pensar agora no que você gostaria de realizar financeiramente no próximo ano? Estabelecer metas financeiras pessoais e empresariais é o primeiro passo.

Comece a ajustar sua saúde financeira o quanto antes

Manter suas finanças pessoais bem organizadas é fundamental para manter um padrão de vida digno. Aliás, você trabalha tão duro para conseguir isso, não é mesmo? Para que isso ocorra, é necessário construir melhor o seu orçamento, encontrar novas maneiras de gerenciar suas dívidas, reforçar seu conhecimento financeiro e até mesmo fazer mudanças ou ajustes na maneira como você gasta o seu dinheiro.


Passo 1: crie um orçamento. Isso ajuda a planejar seu futuro e leva em consideração o que é importante para você, seja pagando dívidas ou economizando. O primeiro passo é saber quanto você gasta e como você gasta.


Passo 2: Pense em ganhar mais. Pense em onde você está agora e onde você quer chegar profissionalmente em cinco anos, dez anos ou até mais, e faça um plano para chegar lá. Se você deseja desenvolver suas habilidades, assumir mais responsabilidades, obter uma remuneração mais alta ou melhorar sua satisfação no trabalho, talvez esteja pronto para algumas mudanças na maneira como você trabalha.


Passo 3: Aprenda sobre como administrar o dinheiro. "Conhecimento é poder", quando o assunto é finanças. Não importa o quanto você saiba, sempre há mais para aprender.

Organize muito bem as finanças da sua empresa

Se você possui uma empresa, estabeleça um bom processo orçamentário para o novo ano. Isso significa planejamento, revisão das demonstrações financeiras e entendimento das condições econômicas. E principalmente, a definição de metas.


Um Demostrativo de Resultado ajuda (e muito), nesse "protocolo" de Planejamento, pois, para cada linha do Demostrativo é possível definir um conjunto de ações.

Passo 1- Pense em como sua clínica vai manter ou aumentar a Receita: É necessário você planejar ações para manter os clientes ou aumentar a quantidade de clientes atendidos. Além disso, e principalmente, é fundamental que o seu atendimento (e de sua equipe), consiga propor uma oferta de Medicina-Veterinária cada vez mais qualificada, pois em geral, isso traduz uma Receita mais consistente.


Passo 2 - Custos Variáveis: com o Planejamento, você consegue obter os melhores resultados dos Custos Variáveis (que estão ligados diretamente ao aumento, redução ou manutenção da Receita Bruta).


Passo 3 - Custos Fixos: Evite desperdícios nesses itens.


Observação: Você não precisa ser especialista em Economia, mas é importante ficar atento. Se tudo vai mal na Economia, talvez as pessoas estejam mais propensas a gastar menos (pedir mais desconto), ou a parcelar ainda mais os pagamentos. Nesses 2 aspectos é de fundamental importância sua atenção. Por outro lado, se a Economia está pujante talvez seja o momento de você "colocar mais lenha na fogueira". Por exemplo, se você planeja solicitar uma linha de crédito para expandir sua empresa ou mesmo em investir em equipamentos, faça isso no momento certo. As linhas de crédito geralmente são espremidas durante as recessões e o juros fica mais alto.


Defina uma programação regular para revisar os principais indicadores de desempenho (KPIs) e atenha-se a isso. Conforme observado nos artigos recentes da equipe da AVMA (American Veterinary Medical Association) sobre definição de metas e execução para atingi-las, os check-lists ajudam você a manter seu orçamento em dia durante todo o ano. Isso é essencial, esteja você acompanhando receitas, despesas, visitas de clientes, vendas de produtos e serviços ou outras métricas.

Concentre-se em sua equipe para realizar um trabalho alinhado com o seu planejamento

Todos na equipe contribuem para o sucesso. Veja as expectativas de seu pessoal e o desempenho de cada um para garantir que você aproveite ao máximo o potencial e o engajamento de sua equipe.

Estudantes da Medicina-Veterinária: Comece agora

Nunca é cedo demais para começar a desenvolver seu conhecimento financeiro. Para os estudantes de veterinária, as decisões que você toma hoje afetarão sua saúde financeira nos próximos anos.


Os alunos também precisam orçamentar. Crie um orçamento a cada semestre e decida com antecedência quanto você gastará em aluguel, alimentação e entretenimento.


Se você está pedindo dinheiro emprestado para sua educação, lembre-se de que seus empréstimos começam a acumular juros.


Continue a solicitar o máximo de bolsas de estudo que puder. Limitar os empréstimos é sempre melhor do que pagar mais dívidas.


Fonte: dvm360

Escreva para a Direção Vet

A Direção Vet Consultoria auxilia o empresário veterinário em diferentes situações. Atuamos lado-a-lado com eles, prestando serviços especializados, nos seguintes assuntos:

  • Obter Lucratividade mais robusta

  • Transformar a empresa e os veterinários voltados ao Marketing e Vendas

  • Introdução de novos serviços veterinários ou voltados aos animais de estimação

  • Preparação para a Expansão em novas instalações

  • Implementação de Gestão que promova a Performance

  • Implementação de Práticas Comerciais que integrem Marketing e Vendas

  • Gestão Interina de Clínicas/Hospitais Veterinários

© 2018  |  Direção Vet Consultoria  |  política de privacidade  |  todos os direitos reservados.