DIREÇÃO VET / PUBLICAÇÕES / INSIGHTS / ESTRATÉGIA / CRESCIMENTO

 

DESENVOLVER A CAPACIDADE DE PENSAR ESTRATÉGICAMENTE

por Renato Nishimura | renato@direcaovet.com.br

 

Nossa principal contribuição para Empresas Veterinárias.

PENSAMENTO ESTRATÉGICO

 

Empresas parecem organismos vivos. Estão em constante adaptação às mudanças, na medida em que se desenvolvem. Essa adaptação às mudanças gera complexidade dentro dela. Tudo fica mais complicado. Não se trata de escolha, mas de destino. A Direção VET ajuda empresários e líderes a explorar soluções para conduzir as empresas que se tornam cada vez mais complexos.

 

 

QUAL O OBJETIVO INICIAL DE TODA E QUALQUER ESTRATÉGIA DE EMPRESA?

Possivelmente a resposta mais simples é a seguinte: Ganhar mais servindo melhor. Ou talvez, Ganhar bem servindo sempre bem. Eis aqui um grande desafio, seja qual for a sua aspiração.

 

O fato é que, como citado acima, empresas parecem organismos vivos e estão sempre em mudança. Outras empresas também, por exemplo os seus concorrentes. Consequentemente, o seu cliente também muda, constantemente.

 

 

E DAÍ, COMO VISUALIZAR A ESTRATÉGIA NECESSÁRIA?

Para tanto, é fundamental refletir sobre algumas questões:

  • Para onde você quer levar sua empresa? Quais os seus desejos e ambições?

  • Quais os principais desafios que sua empresa enfrenta com os clientes hoje? Quais mudanças estão ocorrendo nos clientes?

  • Que mudanças estão acontecendo no mercado? Nos concorrentes? Existem produtos substitutos?

  • Quais ameaças devem ser antecipadas? Quais oportunidades devem ser desenvolvidas?

  • Qual a atuação estratégica mais adequada para a sua empresa? Como sua empresa deve se posicionar no mercado onde ela atua? A Proposta da sua empresa é consistente e duradoura para os clientes? Ela atrai novos clientes? Ela fideliza os clientes atuais?

  • Os serviços e produtos, oferecidos pela sua empresa, estão defasados ou na vanguarda? Você comercializa da forma correta? O preço e as condições de pagamento são suficientes para sustentar a Receita necessária da sua empresa? Sua empresa é eficiente ao servir os clientes?

 

 

Baseados em nossa vivência no campo da Estratégia, as respostas começam a se cristalizar quando podemos visualizar o todo. Enxergar do alto cada "variável" que condiciona a capacidade da sua empresa em criar valor e sustentá-lo ao longo do tempo.

 

Nossa percepção sobre o Pensamento Estratégico nos leva a considerar 2 aspectos importantes: Atuação Estratégica X Arena Estratégica.

Atuação Estratégica resume-se por "como sua empresa trabalha" e por Arena Estratégica "onde sua empresa trabalha".

 

 

O gráfico a seguir demostra o Escopo da nossa Percepção:

 

 

Perceba que denominamos "Entrega de Valor", como um conjunto sintetizado de todos os serviços e produtos que os clientes compram. Os clientes compram uma série de comodidades, preço adequado para ele, na qualidade esperada etc. Sua empresa oferece serviços veterinários. O cliente, muitas vezes, compra confiança. Mas esse padrão de confiança está subindo de patamar. Os clientes estão cada vez mais informados e, portanto, mais exigentes. Quando for possível veja o nosso artigo sobre este assunto.

 

 

DESENVOLVER O PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Similar ao Jogo do Xadrez, a Estratégia consiste em realizar os seus movimentos (investimentos, capacitação, novos produtos e serviços etc) de acordo com os movimentos de quem está do outro lado: o cliente e seus concorrentes.

 

Assim é importante realizar o alinhamento entre a "Atuação Estratégica de sua Empresa" vis-a-vis com a "Arena Estratégica" de onde deseja atuar. Ou seja, o Foco do Negócio e a Consistência da Proposta de Valor entregue pela sua empresa.

 

Nossa recomendação básica, antes de definir a "Atuação Estratégica" é aprofundar no entendimento sobre as mudanças no mercado. Isso vai justificar um direcionamento certeiro. Vai ajustar esforços e investimentos em melhoria.

 

 

O gráfico a seguir demonstra como é amplo o processo de entendimento da "Arena Estratégica":

 

 

Gostaríamos de recomendar à você, empresário, a aprofundar nos conceitos que envolvem a Construção da Estratégia à partir da sua Capacidade em Pensar Estrategicamente, Conheça nossas práticas de atuação em consultoria de negócios:

 

 

Nossas abordagens consistem em fortalecer sua empresa e portanto, sua Capacidade em Pensar Estrategicamente (Veja um artigo que falamos sobre Competências dos Veterinários no Futuro).

 

 

Pensamento Estratégico não é uma habilidade inata. É um treino. Esse treino depende de como você "Enxerga o Todo e constrói soluções duradouras".

 

 

PARA CADA SITUAÇÃO OU DESAFIO TEMOS UMA SOLUÇÃO ESPECÍFICA

Solicite mais detalhes sobre o trabalho que realizamos. Discuta o seu caso conosco e compartilhe seus desafios.

 

© 2020  |  direçãoVet Consultoria  |  política de privacidade  |  todos os direitos reservados.