© 2018  |  Direção Vet Consultoria  |  política de privacidade  |  todos os direitos reservados.

DIREÇÃO VET / PUBLICAÇÕES / INSIGHTS / ORGANIZAÇÃO / DIREÇÃO GERAL

 

PONTO DE REFLEXÃO PARA VETERINÁRIOS EMPRESÁRIOS

por Renato Nishimura | renato@direcaovet.com.br

 

 

Em algum ponto da Carreira Profissional, todos os Veterinários encaram, uma questão crucial: “até onde eu posso ir?” – considerando suas Competências, Especialidades, Ambições e Oportunidades que detém.

 

Formulada essa questão no Plano da Teoria, a perguta aciona uma resposta muito comum: "O Céu é o limite, lógico", afinal, tudo é possível mediante o seu compromisso pessoal de "fazer acontecer", "correr atrás e sonhar" aquilo que está na sua mente, "conquistar tudo aquilo que você almeja".

 

Basta perseguir seus objetivos profissionais com Perseverança (Persistência + Esperança). Eis a fórmula do Sucesso na Carreira do Veterinário.

Será mesmo?

 

Ao longo da jornada profissional, principalmente nos momentos mais difíceis, outra questão-chave aparece no meio do caminho e muda todo o seu campo de percepção: “até onde eu quero ir mesmo?”. Considerando o Preço a ser Pago para conquistar tudo aquilo que se almejava.

 

A vida real insiste em ser muito mais complexa e dinâmica do que no mundo das teorias. A visão de futuro do Veterinário é uma obra em permanente construção e aprimoramento, pois existe uma “equação” um mais complexa e que precisa ser analisada constantemente: Estou Trabalhando para "Extrair Mais" ou para "Servir Melhor". Se é para "Servir Melhor" a pergunta é simples: Servir Melhor quem? É para servir melhor o Consumidor Final. É para prestar um serviço, cada dia melhor? O que mesmo vai me trazer satisfação e felicidade, em última instância?

 

Uma pequena parcela dos hospitais e clínicas veterinárias estão em plena atividade (trabalhando duro) para se profissionalizarem cada vez mais. Jornadas mais longas e exaustivas. Mas a grande parcela ainda não está nessa direção, caminham ainda na direção de fazer com que os seus profissionais (Veterinários) vendam mais e mais. Trabalhem mais e mais. Ganhem mais e mais. Isso estimula a Ambição dos Veterinários, lógico. Esse é o melhor caminho? A possibilidade de ganhar mais, trabalhando cada vez mais é uma situação que os Veterinários estão descobrindo agora. Mas, no ínício da jornada acadêmica, antes mesmo de iniciar a faculdade - sua escolha em fazer Medicina Veterinária não foi decidida porque é uma Profissão que traria riqueza. Eles decidiram porque Amam os Animais. O fato é que esse desejo inicial irá retornar em algum ponto de sua trajetória.

De novo, qual o caminho que vai refletir em um "Servir Melhor" aos clientes finais. Ele não vai pensar nisso?

 

Se somente a nossa ambição de ganhar mais e mais for estimulada talvez possamos não estar mais colocando a qualidade dos serviços na prioridade absoluta. Não estamos servindo bem os clientes, a cada dia que passa. Talvez, podemos estar colocando a nossa Ambição em prioridade e talvez, caminhando nessa direção, possivelmente não será a felicidade que será conquistada ao final. Será uma frustração. Porque possivelmente estaremos colocando o "Extrair mais" ao invés de "Servir Melhor" em primeiro plano.

 

Para finalizar:

Que decisão é mais consistente e duradoura: "Extrair Mais" ou "Servir Melhor"? Para "Servir Melhor" é necessário perseguir o "Céu como limite"? O que vai trazer tranquilidade e paz para você, na perspectiva do longo prazo?

 

Pense com carinho nisso!

Pense com profundidade a trajetória que deseja seguir.