top of page

Convenção ABHV'22

Palestra na Convenção ABHV, em 09/Set/22, proferida por Renato Yukio Nishimura, Consultor da direçãoVet Consultoria.

Tema: Os diferentes caminhos da expansão de empresas veterinárias e os fatores críticos de sucesso associados a cada um deles: direcionando pessoas e recursos.

Assuntos correlatos à palestra e não abordados nela:

Confira algumas das reflexões adicionais e ao final, faça download da palestra

HIPÓTESE 1

Expandir a empresa para agradar a familia

Um problema hipotético, mas típico:
Os Pais são Veterinários e possuem um Hospital, bem sucedido em sua região. A filha, que terminou a Graduação em Veterinária que se especializar em Oftalmo. E daí, no meio da pós-graduação dela, os Pais decidem expandir fortemente o setor de Oftalmo em seu Hospital. Desenham o futuro prematuramente de sua empresa a esse futuro prematuro da sua filha.

Prováveis situações que podem levar ao insucesso:

  • Não sei se ela vai ser uma boa Oftalmo Vet;

  • Não sei se ela vai se pagar como Oftalmo;

  • Não sei se ela vai gerar trabalho para outros Clínicos;

  • Não sei se daqui a 5 anos, quando ela realmente acumular experiência como Oftalmo as novas tecnologias não poderão substituir o trabalho dessa especialidade;

  • Não sei se ela vai ter empatia dos demais clínicos para encaminhar os "casos" para ela.


Mediante a vários "senões" pode ser que o risco da expansão, alicerçada no apego dos Pais é a melhor decisão.

HIPÓTESE 4

O Impasse da Expansão: Criar a demanda com "a nova oferta" e pagar as despesas enquanto a "demanda não é suficiente", ou; Esperar a demanda existir e depois disso lançar a "nova oferta", mesmo que eu não seja o primeiro a fazê-lo.

A frase acima sintetiza essa equação. Reflita profundamente sobre isso.

HIPÓTESE 5

Expansão como um Subterfúgio. Estou de "saco cheio" de atender os clientes, seguindo a mesma rotina de sempre. Quero, portanto, uma "fuga". Sendo assim, quero ampliar e expandir.

A frase acima sintetiza essa equação. Reflita profundamente sobre isso.

HIPÓTESE 2

Expandir, com muita pressa, para aumentar o Lucro. De uma hora para outra.

Investir na Expansão está no controle do Empresário Veterinário. Usufruir dos benefícios da Expansão não estão no seu controle.

Geralmente, o resultado da expansão terá como desfecho a ampliação de serviços "que ainda não estão com a demanda consolidada". Provavelmente irão se consolidar, mas isso levará tempo "para se pagar". Até lá, quem paga é você.

Esse tempo de maturação deve estar considerado no planejamento inicial, para que sua empresa "não morra na praia".

HIPÓTESE 3

Baseando-se na necessidade de "alguns clientes/pacientes" desejo expandir para o caminho "XPTO". Ou mesmo baseando-se em uma Pesquisa de mercado com viés.

A melhor pesquisa, com a melhor amostra, com a melhor qualidade de "fatos e dados", mesmo que demonstre um cenário pessimista / e você insiste em olhar de forma otimista -vai gerar viés em uma pesquisa "sem viés". E o inverso também é verdadeiro.

É necessário você enxergar "adiante". É necessário você enxergar com a "visão mais ampla possível", para que não tome decisões equivocadas ou prematuras demais.

Gerenciar a Complexidade da Expansão implica em simplificar as ações. E isso você consegue com um forte treinamento mental e estratégico.

E, geralmente, os bons estrategistas não tomam decisões baseadas na necessidade "de alguns clientes". Tomam decisões alicerçadas em Custo/Oportunidade, Custo/Benefício ao cliente e consideram o Tempo de Maturação de um novo serviço/produto.

CONCLUSÕES PRELIMINARES

É importante dimensionar corretamente o investimento, considerando infra; equipo; gente; e tempo para "criar a demanda pelo serviço;

O desfecho da expansão pode não ser tão próspera quanto você imaginava;

O ato de expandir deve ter como colateral uma necessidade significativa dos clientes e pacientes. Se você é o primeiro, paga o pedágio da "tentativa de expansão" até essa "necessidade" se consolidar;

A expansão não deve coexistir com "interesses em conflito. E geralmente existem tais "Conflitos de Interesses".

Etc.

bottom of page